• HOME
  • SOBRE
  • AULAS
  • CONTATO

O início - André e Sidnei

Nossa história inicia no dia 11 de julho de 2011, quando as aulas começaram na casa dos pais do Thiago, na época estagiário de capoeira (amarelo-azul). O primeiro aluno a ingressar no Amigos da Capoeira foi o André Rezende Marques. Entusiasmado para aprender a nobre arte, iniciamos os treinamentos com a parte musical da capoeira. As aulas de instrumentos começaram no quarto, treinávamos berimbau, atabaque e pandeiro. Em um mês, já conseguíamos tocar e já estávamos arriscando algumas cantigas. Nesse tempo, André comenta com um amigo de trabalho que se interessa em praticar a capoeira. Então o segundo aluno do Amigos da Capoeira foi Sidnei Silvestre. Começamos da mesma forma com o Sidnei: aulas de instrumentos que duravam aproximadamente 1 hora e depois treinávamos na garagem da casa por aproximadamente 1h30 ~ 2h.

Os dias foram se passando e através da internet, pelo canal Berintube (youtube.com/berintube), Rodrigo Oliveira (Ninja) reencontra seu amigo de infância (Thiago) que a tempos não via. O mais interessante é que Ninja estava justamente indo atrás de conhecimento sobre a musicalidade da capoeira, já que iniciava seus treinos na capoeira com o Grupo Orum, do Mestre Diolino.

Com esse primeiro contato, começamos a nos comunicar e trocar contatos e informações. Ninja foi convidado a conhecer o trabalho dos Amigos da Capoeira e, em primeiro momento, ficou extremamente feliz! Não só pelo esforço do André e Sidnei, mas por saber que mesmo eles sendo deficientes visuais (DVs), eles estavam aprendendo e se apaixonando pela capoeira.

Tendo essa proximidade novamente e o Ninja para somar, conhecemos outras pessoas que fazem parte até hoje das nossas vidas como capoeiristas e amigos. O Grupo Orum era mais do que bem-vindo em nossos treinos, por isso conhecemos pessoas como Eloina Aparecida (Elô), Zaqueu, Rubens Rodrigues (Rubão) e muitos outros. Ninja e Elô frequentavam muito os treinos e nos ajudavam tanto na parte musical, aprendendo todos juntos, quando na parte de jogo.

Após seis meses, e após treinarem muito, André e Sidnei estavam aptos a receberem sua primeira graduação, o cordão-verde. Evento esse que foi realizado também na casa, no dia 01/10/2011, e contou com a presença de Mestres e amigos como Hermes (Associação de Capoeira Alujá) e Ronaldo (Grupo Volta ao Mundo), além dos amigos: Luiz Vicente, Julia Borzani e Rafael Sanches, todos parceiros de treino do Thiago desde 1999 no Alujá.

Após a aplicação da prova teórica e prática (física e instrumental), sobre aprovação dos Mestres alí presentes, receberam de suas madrinhas o cordão-verde.

A partir dali, fomos convidados a participar de eventos onde o Mestre Diolino estava presentes. Foram eventos como a Inauguração do Sesc Santo Amaro onde nos apresentamos, participação na apresentação do músico Dinho Nascimento e a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, participamos também da graduação anual dos alunos do Mestre Celso, participamos de apresentações em teatros, etc.

Unidade Gonzaga

Muitos alunos antigos e até formados do Alujá foram conhecer o trabalho e também começaram a aparecer nos treinos. Eram: Luiz Vicente, Fábio Xê, Eduardo “Zóio”, entre outros. A garagem ficava cada vez menor mas cada dia com mais alegria e muito axé. O trabalho se expandiu em 2012, quando Luiz Vicente conseguiu um espaço, junto a prefeitura, no Clube Recreativo Esportivo Gonzaga.

Com a sala nova, pudemos transferir as aulas da garagem para um espaço amplo, com espelhos, colchonetes e toda estrutura que precisávamos. Todos que treinavam na garagem foram pra lá, incluindo André, Sidnei e todos do Grupo Orum.

Desde o seu primeiro dia de aula, nós sempre tivemos alunos novos em aula! As aulas foram tomando tamanha proporção que chegamos a ter dias de sala lotada, ao ponto de mal conseguirmos passar o treino. Decidimos manter o nome Grupo Alujá Capoeira durante o período 05/2012 à 05/2013 com o intúito de retribuirmos e deixarmos marcado o potencial que foi o grupo, trabalho esse realizado de forma exemplar e servindo como referência para diversos outros grupos e projetos. Na rede social Facebook, chegamos a marca de +4000 curtidas em nossa página oficial, o que mostra como a credibilidade e o amor pela nobre arte capoeira faz a diferença não só entre os brasileiros e comunidade local, mas sim por um conjunto de pessoas que, assim como nós, tem o ideal de sempre agregar valor a tudo que faz.

Unidade Centro

Em fevereiro de 2013, conquistamos um espaço no centro de São Caetano, em parceria com o Mestre Barbosa (Taekwondo), e montamos a Unidade Centro. Em 23 de dezembro de 2017, os professores Luiz e Thiago foram reconhecidos por Mestre Hermes com o título de Contra-Mestres.

Em 23 de fevereiro de 2018, iniciamos mensalmente o nosso Sarau do ADC, evento com o intúito de resgatar e difundir a musicalidade da capoeira junto a todos que gostam, simpatizam e se identificam com a capoeira ou mesmo com a musicalidade. É um evento aberto onde todos podem estar juntos de nós, cantando, tocando, se divertindo e, primordialmente, compartilhando energia positiva com todos! Esse nosso evento ocorre sempre*no último sábado de cada mês no Rancho da Tapioca em São Caetano do Sul-SP. Pra quem é da capoeiragem e do axé, é só chegar!

Unidade São Caetano

Em 24 de setembro de 2018, mudamos nossa sede (Unidade Centro) e nomeamos como Unidade São Caetano, localizada na Rua Benito Campoi, 120, Salão 6, em São Caetano do Sul-SP. Uma mudança que nos possibilitou termos um espaço ainda melhor, mais bem localizado e estruturado, e sendo 100% a casa do ADC!

Nova fase

Nós do ADC estamos em constante busca pelo conhecimento dentro da capoeira. Em 2019, tomamos a decisão de abdicar do sistema de graduação, pois entendemos que, para nós, ele trazia mais vaidade e diferenciação do que benefícios reais. Nossa premissa é que somos todos iguais e eternos alunos, focando no que a capoeira tem de melhor: a vadiação, a brincadeira, a luta, a música e o canto, sempre buscando o que agrega a todos.

Nossa jornada teve marcos importantes. Em 2019, conhecemos pessoalmente e nos encantamos com o trabalho de referências como o Treinel Fininho, Mestre Piter, CM Danny e Responsável Gabi, do grupo Semente do Jogo de Angola (CEDEGA), e Mestre Jaime de Mar Grande, com quem mantemos forte laço de amizade e aprendizado.

Naquele mesmo ano, tivemos a honra de viajar à Bahia para conhecer e vadiar com lendas vivas da capoeira angola, como Mestres Curió, Boca Rica, Nani de João Pequeno e Zé do Lenço, experiências que foram profundamente inspiradoras e transformadoras para nosso grupo.

Em 2020, frente à pandemia, adaptamos nossos encontros para o formato online, promovendo seminários virtuais sobre a história e os fundamentos dos grandes mestres. Com a retomada das atividades presenciais, continuamos a fortalecer nossas parcerias e, em 2022, iniciamos nossas rodas mensais para convidados e realizamos rodas abertas em parceria com Mestre Diolino e outr@s amig@s.

Um grande orgulho foi sermos reconhecidos, em 2024, como Ponto de Cultura, integrando oficialmente a rede Cultura Viva do Ministério da Cultura. Somos o primeiro grupo de capoeira de São Caetano do Sul a conquistar este título, que coroa nosso trabalho de preservação e disseminação dessa arte.

Para celebrar nossos 14 anos em 2025, trouxemos grandes nomes que representam a força e a tradição da capoeira angola: a Mestra Nani de João Pequeno, a Mestra Jararaca (primeira mulher reconhecida como Mestra de Capoeira Angola na Bahia, em 2001) e o Mestre Pernalonga. Seguimos nosso caminho, fundamentando cada ação e buscando sempre evoluir, juntos.

Nossa filosofia é:

FORMAR CIDADÃOS ANTES DE FORMARMOS CAPOEIRISTAS!

Sendo capoeirista, ter em mente o respeito para com os colegas (aos mais velhos e aos mais novos), manter conhecimento amplo não só pela parte técnica da capoeira, mas sim o conhecimento sobre a história, seus princípios e seus fundamentos. Caso seja um entusiasta ou um capoeirista em busca de conhecimento técnico, teórico, musical e histórico da capoeira, entre em contato que teremos imenso prazer em tê-lo em nossa casa. AXÉ meus camaradas! E muito obrigado a TODOS que acreditam e apoiam nosso trabalho!

Acompanhe nossas atualizações no Facebook e no Instagram!

Dúvidas ou mais informações:
e-mail | WhatsApp do ADC.

TERÇA

19h30 às 21h00

QUINTA

19h30 às 21h00

SÁBADO (Adulto)

10h30 às 12h00

12h às 13h30 (musicalidade)

AULA EXPERIMENTAL

Entre em contato AQUI
para agendar!

www.adcapoeira.com